Menu fechado

Cronograma Capilar COM A FYTO

Os  cuidados para com a saúde capilar estão em alta e por isso decidimos criar um guia completo sobre o queridinho Cronograma Capilar  para ajudar você que está perdido na hora de recuperar a saúde dos fios! 

O que é Cronograma Capilar? 

 Muito se fala do cronograma capilar, mas em síntese, o cronograma não passa de uma agenda ao qual se intercala três processos importantes para a saúde dos fios: A Hidratação, a Nutrição e a Reconstrução. A rotina de cuidados que o cronograma cria combate danos causados por agentes externos como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros. 

Posso fazer o cronograma capilar? 

Todo mundo pode fazer o cronograma capilar, independente do seu tipo de cabelo ou da condição do mesmo! É de suma importância entender quais são às necessidades dos seus fios na hora de criar sua rotina, mas fique tranquila que iremos te ensinar direitinho como montar o cronograma capilar ideal para a condição do seu cabelo! 

Entendendo cada Etapa do Cronograma Capilar

Hidratação

Sendo a etapa mais conhecida do cronograma, a hidratação é importantíssima , pois é responsável por devolver a água e os nutrientes essenciais que perdemos diariamente aos fios, os mantendo saudáveis, fortes e cheios de brilhos! Ou seja, a Hidratação é perfeita para diminuir o frizz, acabar com o ressecamento e aumentar o movimento dos cabelos. 

A hidratação é feita com ativos vegetais e cada tipo de cabelo pede por níveis de hidratação diferentes! Quanto mais cacheado ou crespo é o seu cabelo mais potente deve ser a Hidratação!  Já para cabelos lisos ou ondulados o recomendado é não pesar na hidratação para evitar o aspecto oleoso na raiz!

A nossa linha Segredo da vovó é perfeita para essa etapa do cronograma pois possui os melhores compostos hidratantes da natureza!! Já a linha Santa mistura hidrata de forma leve e delicada, tratando os fios de forma eficaz!

Principais Ativos de HIdratação

Aloe Vera: Mais conhecida por Babosa, é uma planta famosa por suas propriedades hidratantes e antioxidantes provenientes do gel presente em suas folhas. Ela hidrata, nutre os fios e restaura a saúde capilar! 

Quiabo: Sim, você leu corretamente! o quiabo é rico em vitaminas A, C, E e em minerais como ferro, cálcio e potássio. Essa combinação potente ajuda os fios a se recuperarem de danos causados por agentes externos! Produtos à base de quiabo são excelentes, pois o vegetal auxilia no fechamento das cutículas dos fios deixando os seus cabelos mais saudáveis, brilhantes e sedosos!   

Coco: Muito falado, o coco é ótimo para a alimentação, pele e cabelo! Rico em vitamina E  ácidos graxos, sais minerais e substâncias antioxidantes, o Coco funciona de forma incrível quando usado na hora da hidratação! Ele deixará seus cabelos muito mais brilhosos, com cutículas seladas (que evitam a perda de umidade dos fios) e com muito menos frizz!

Nutrição

Cada fio de cabelo possui uma camada protetora, concentrada em lipídios, que protege a queratina e retém a hidratação dentro da estrutura do fio . A nutrição é responsável por repor essa camada de lipídios, mantendo a oleosidade natural dos fios e garantindo que a hidratação e a reconstrução funcione corretamente!

No geral, recomendamos que seja feita a nutrição uma vez por semana, mas essa periodicidade pode mudar de acordo com a necessidade específica de cada cabelo! Para os cabelos oleosos a nutrição é, ao contrário do que pensamos, essencial pois ela mantém esse nível de oleosidade controlado!

O processo de nutrição pode ser feita por máscaras para nutrição ou por umectação com óleos vegetais ou manteigas, indicamos a nossa linha Óleo de Amla que nutri e fortalece os fios, estimulando o crescimento,  com seu poderoso extrato de amla! Já a linha Te Adoro Cabelo é ideal para quem quer acabar com as pontas duplas e nutrir com a quantidade ideal de componentes!

Principais ativos de Nutrição

Óleo de abacate: Rico em vitaminas A, B, D e E, proteínas e sais minerais como aminoácidos, ácido fólico, ferro, magnésio e etc, o óleo de abacate possui essa combinação potente que fortalece os fios! Além disso ele faz com que o cabelo retenha água dentro dos fios, prolongando a hidratação! 

Óleo de Argan: Possui ácidos graxos, Vitamina E e antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres em nosso organismo! O óleo de argan pode ser usado por todos os tipos de cabelo, principalmente os cabelos com coloração, que necessitam de cuidados especiais! Esse óleo especial combate a queda, prolonga a hidratação e acaba com o frizz! 

Óleo de mamona ou rícino: é uma rica fonte de vitamina E e de ácidos que auxiliam no fortalecimento e estimula o crescimento e hidrata os fios. Esse óleo é tão poderoso que combate a caspa, a calvície e encorpa os fios! Ele também controla a queda e cria uma camada protetora em volta do cabelo, o protegendo de agentes externos! 

Reconstrução 

A reconstrução é a etapa mais poderosa do cronograma capilar, pois ela age na restauração da fibra capilar e  por isso ela é a que menos se repete na rotina de cuidados! Essa etapa é mais indicada para cabelos profundamente danificados, fracos, finos, com aspecto elástico ou com cortes químicos! Caso seu cabelo não se encaixe em nenhum dos estados citados anteriormente, a reconstrução deve ser feita apenas a cada 15 ou 20 dias!

A reconstrução trabalha na reposição de proteína aos fios, especialmente a Queratina! A Queratina corresponde a 90% da composição dos fios, sendo essencial para estes tenham vida, elasticidade e resistência. Possuímos em nosso catálogo a linha ideal para a reconstrução! A linha Banho de Verniz possui creatina em sua formulação e reconstrói os fios mais danificados com eficiência e rapidez! Deixa as madeixas brilhantes, vivas e completamente reconstruída!

Principais ativos da reconstrução

Colágeno: É uma proteína fundamental para a estrutura dos fios que retém a água e uniformiza as cutículas!  O colágeno cria uma película protetora em volta dos fios e é responsável por manter a elasticidade, resistência e flexibilidade dos cabelos, deixando-os com a aparência jovem e saudável.

Arginina: É um aminoácido presente na queratina que ajuda no crescimento dos fios, contudo esse aminoácido não é produzido por nosso corpo e por isso só é adquirido pela alimentação ou aplicação direta nos fios. Quando aplicada, ela forma uma película que fecha as escamas do cabelo, o que fortalece e diminui a queda e a quebra dos fios! 

Creatina: É um composto de aminoácidos que penetram profundamente no fio, auxiliando em sua reparação e  aumenta a resistência da fibra revitalizando os fios porosos e secos! Tudo isso auxilia a evitar a quebra do fio e potencializa o crescimento saudável das madeixas! 

Legal né? Cuidar dos cabelos exige certo empenho, mas os resultados são incríveis e seguindo um cronograma capilar você consegue ter o cabelo dos sonhos <3

Para montar o cronograma ideal para os seus cabelos, antes precisamos saber qual o seu tipo de cabelo (qual a curvatura dos fios) e o nível de porosidade que está seus fios!  

Cada tipo de cabelo possui formas de cuidados diferentes por isso é importante saber qual é o seu cabelo. Quanto mais definida for a curvatura dos seus fios, maior será a potência da sua hidratação, por exemplo! 

Analise seus fios e compare com a ilustração acima para definir qual é o modelo do seu cabelo! Lembrando que todo mundo possui mais de uma categoria de curvatura entre os fios, mas é a curvatura predominante que dirá qual é o tipo do seu cabelo! 

Teste de Porosidade

Para montar o cronograma ideal, precisamos entender qual a necessidade dos seus fios para entendermos quais ativos e etapas utilizar no cronograma e assim garantimos a saúde dos seus cabelos.

O teste de porosidade nos permite descobrir exatamente do que o seu fio precisa e é bem simples!

  1. Em um recipiente, coloque água em temperatura ambiente
  2. Depois acrescente de forma delicada a água um fio do seu cabelo 
  3. Por fim, analise o comportamento do seu fio na água. 
  • Se o fio não afundar, significa baixa porosidade e você precisa de hidratação
  • Se afundar lentamente, sua porosidade está normal e você precisa de nutrição
  • Se o fio afunda rápido, sua porosidade está alta e você precisa de reconstrução!

Agora sim você já é um expert em cronograma capilar e está pronta para montar o seu! Deixamos aqui três modelos de cronograma para que você possa se inspirar ou seguir!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *